Nos dias 24 e 25 de abril, aconteceu em Belo Horizonte a segunda edição do Minas Travel Market (MTM), evento que vem se consolidando como a principal vitrine do turismo B2B em Minas Gerais. Com uma programação que incluiu capacitações, feira e muito networking, o MTM reuniu mais de 3 mil participantes no BeFly Minascentro, com representantes de diversos estados brasileiros e mais de 100 expositores. Uma verdadeira oportunidade para fazer negócios, trocar experiências e descobrir novos destinos.

Se você quer saber mais sobre o MTM, continue comigo que vou te contar como foi a minha experiência por lá.
Como é participar do evento?

A chegada ao local já impressiona: o prédio escolhido para sediar o evento tem arquitetura imponente e excelente estrutura. A retirada das credenciais foi rápida – em cerca de cinco minutos – já que o credenciamento havia sido feito online, com antecedência. Para quem levou o crachá impresso de casa, foi ainda mais prático: bastava pegar o porta-credencial na entrada e seguir direto para o terceiro andar.

Ali aconteceu a solenidade de abertura, às 10h, com duração de cerca de duas horas. Durante a cerimônia, foram apresentadas figuras importantes do turismo em Minas Gerais, exibidos vídeos institucionais sobre mineiridade e, ao final, realizado o corte simbólico da fita de inauguração do MTM 2025. Tudo isso em um espaço com barraquinhas de comida típica, em alusão às tradicionais feiras de rua mineiras, como a famosa Feira Hippie, que acontece aos domingos.
Estandes, experiências e representatividade

Mas foi no piso inferior que a magia aconteceu: estandes de destinos e operadoras coloriam o espaço, criando uma atmosfera vibrante. Logo na entrada, dei de cara com um espaço especial da Serra Gaúcha – minha terra! Os estandes de Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Gramado e Nova Petrópolis dividiam o espaço, e foi emocionante ver o Rio Grande do Sul tão bem representado em um evento tão relevante aqui em Minas.

Conversei com os representantes dos destinos para entender as melhores opções para quem viaja em família e em breve trarei tudo isso em uma nova matéria.

Ao longo da feira, também encontrei quatro estandes representando Minas Gerais, sendo um dedicado exclusivamente a Belo Horizonte. Todos eram belíssimos, com cores vibrantes e muita mineiridade. Em dois deles, experimentei pratos típicos deliciosos e deixo aqui um carinho especial para o doce de pequi, que ganhou o meu coração.

No estande de Belo Horizonte, o foco era a Rota dos Bares Históricos de BH, com o projeto “Bares com Alma“, que contempla 30 estabelecimentos. Além disso, havia mapas ilustrados lindíssimos, que, por aqui, já viraram quadros decorativos e um espaço da marca Made in Beagá, com produtos personalizados com a temática da capital mineira. Destaque para a mochila de capivara, que me encantou! Já quero uma pro Dante, meu filho.


Um evento que inspira
Para mim, a experiência foi excepcional! Fiz networking, me aproximei ainda mais do turismo local, descobri novos sabores e destinos, e o mais importante: comecei a estruturar novas ideias que nasceram ali mesmo, entre uma conversa e outra nos corredores do MTM.
O Minas Travel Market é realizado e organizado pela BBC Eventos, em parceria com a ABAV-MG.


Deixe um comentário