Uma tradição que acompanhou viajantes por décadas está próxima de seu fim.
Os carimbos de passaporte, distintivos da alma viajante, almejados por quem sonha em explorar o mundo e exibidos quase como um troféu, estão sendo, pouco a pouco, extintos. E agora é a vez da Europa dizer adeus a eles.
Desde o último domingo, 12 de outubro de 2025, o continente europeu iniciou a implementação do Sistema de Entrada/Saída (EES), uma solução eletrônica que promete modernizar e agilizar o processo de imigração nos aeroportos. A adoção será gradual e tem previsão de conclusão até abril de 2026.
Ao todo, 29 países vão aderir ao sistema, que tem como objetivo reduzir filas, reforçar a segurança e tornar o controle de fronteiras mais eficiente.
Como vai funcionar o EES
Através de impressões digitais e reconhecimento facial, o sistema verificará a identidade do passageiro. Os dados biométricos serão conferidos junto ao passaporte, um processo semelhante ao já adotado em outros destinos, como o Uruguai.
Na prática, isso significa que a entrada e saída de cidadãos de países fora da União Europeia serão registradas eletronicamente, substituindo o antigo carimbo físico por um registro digital.
Países que vão implementar o sistema:
- Alemanha
- Áustria
- Bélgica
- Bulgária
- Croácia
- Dinamarca
- Eslováquia
- Eslovênia
- Espanha
- Estônia
- Finlândia
- França
- Grécia
- Hungria
- Islândia
- Itália
- Letônia
- Liechtenstein
- Lituânia
- Luxemburgo
- Malta
- Noruega
- Holanda
- Polônia
- Portugal
- República Tcheca
- Romênia
- Suécia
- Suíça


Deixe um comentário